Itabuna inicia distribuição de sementes para agricultores

Agora é plantar
Ascom/Pedro Augusto

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o programa Semeando do Governo do Estado, inicia hoje (03), a entrega de sementes de feijão e milho aos agricultores cadastros no programa municipal Agroincentivo. Ao todo serão distribuídas três toneladas de sementes visando o fortalecimento de ações para a melhoria da agricultura familiar em parceria com a Superintendência de Agricultura Familiar da Secretaria da Agricultura da Bahia e CAR.

A entrega do milho e do feijão acontece pelas associações de agricultores familiares de Mutuns, Agrafam e Manoel Chinês que receberão, respectivamente, cerca de 120 kg, 150 kg e 160 kg de sementes. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida Filho, afirma que essas localidades receberão as sementes depois que o cadastro técnico foi disponibilizado informando nomes e demais requisitos necessários para que os agricultores participem desse projeto.

Para participar, o produtor rural tem que atender requisitos ter a inscrição na DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf e a terra preparada para a plantação, além de ter a agricultura como forma de subsistência. “Cada agricultor receberá dois quilos e meio de sementes de feijão e milho.

Cerca de 400 agricultores serão beneficiados com a entrega das sementes, mais esse número pode se estender a 700 até o fim da distribuição, com eventuais sobras atendendo a agricultores não cadastrados”, completa Lanns Almeida Filho. O calendário prevê no dia 4, as comunidades de Roça do Povo, Horteiros, Aprofama; dia 7, Itamaracá, Jacareci;e dia 8, Morumbi, Renascer e Serrado.

Mudas de cacauA partir do próximo dia 8, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai iniciar a distribuição de 35 mil mudas cacau para os agricultores familiares cadastrados no banco dados. O secretário Lanns Almeida Filho afirma que desse vez as primeiras comunidades rurais de Itabuna contempladas serão Mutuns e Ribeirão Seco, com a entrega de seis mil mudas de cacau. “Essas localidades receberão as mudas do programa Cacau para Sempre que visa promover a inclusão socioprodutiva.”

Os técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente acompanharam o processo de cadastramento e a distribuição atenderá o prazo inicialmente previsto. “A Secretaria se compromete em levar as mudas e sementes a cada agricultor que faz parte desse programa, com ajuda das associações que completam internamente o processo de distribuição”, finaliza o Secretário, destacando a parceria institucional da Ceplac, EBDA, CAR e Suaf/Seagri.